Data da viagem: 25 de janeiro – 29 de janeiro de 2014
Bansko é uma típica cidade com estação de esqui: aglomera muitos clubes noturnos, bares, lojas e restaurantes. A diferença é que ainda é bem em conta. Para os padrões da Bulgária é uma cidade mais careira, mas ainda assim vale bastante a pena para quem quer esquiar por preços bacanas. E a Bulgária é sempre muito divertida com seu senso de humor abrasileirado.
Para chegar lá desde Sófia a melhor opção é o ônibus. A viagem de aproximadamente três horas custa apenas 13lev e os horários podem ser checados aqui. Do aeroporto de Sófia há transfers direto para a rodoviária por apenas 3 lev, cheque nas locadoras de carro logo na saída do desembarque. Há também como chegar a Bansko de trem, mas sai mais caro e há menos opções de horários de saída.
Pirin, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é a montanha que faz o dia dos visitantes. Com uma boa infraestrutura, a entrada do lift da estação fica bem no meio da cidade e custa apenas 58 lev ou 52 para estudantes. À tarde estes preços baixam para 48 e 43 lev. À tarde há muitos cambistas, gente que comprou o passe de manhã e não vai usar mais à tarde, vendendo por 30 lev.
Para aluguel de equipamento, conte com a Explore Bansko. Esta pequena agência está sempre disposta a ajudar no que for possível. Oferecem também transfer para a estação e para Sófia, além de aulas de esqui e snowboard (pela Skimania) e boas risadas. Os preços são negociáveis e há descontos progressivos.
À noite não faltam opções. A melhor boite certamente é a Oxygen, mas há outras opções como a Happy End e a Euphoria, mais voltadas para turistas internacionais. Encontrar as noitadas é fácil: a cidade é mínima e basta ir a rua principal para ser bombardeado por promoters com seus convites. Negocie drinks e entradas grátis com eles.
Na rua Pirin há duas jóias: uma é o bar Pirin 75 que tem bebidas mais em conta e a outra é a igreja antiga. São uns bons 15 minutos de caminhada desde o bar, mas vale a visita.
Comer em Bansko é um luxo. As ruas estão apinhadas com restaurantes familiares, churrascarias, comida tradicional ou lugares de falafel e restaurantes com comida internacional. Tudo com porções generosas e preços igualmente apetitosos.