praga.

Data da viagem: 19 de agosto – 22 de agosto de 2012

pragaPraga é definitivamente uma das cidades mais lindas que já vi. Com arquitetura diversificada (sendo a maior parte barroca, art-nouveau e gótica, mas também com exemplares de arquitetura Cubista e soviética) e quase completamente preservada mesmo depois da Segunda Guerra, estar em Praga é estar em uma cidade encantada.

O sistema de bilhetes para transporte público é simples, mas totalmente desnecessário já que Praga é mínima e tem muito mais graça se percorrida a pé, aproveitando cada visão de cada esquina. Em todo caso, o bilhete válido por 90 minutos em qualquer transporte custa 32 coroas, o válido por um dia sai por 110 e o de três dias 310 coroas. Para utilizar seu bilhete é necessário validá-lo antes nas caixas validadoras dentro dos trams e ônibus ou na entrada das estações de metrô.

Pontos imperdíveis que devem ser visitados na cidade são certamente a Dancing House obra do fantástico Frank Gehry, o castelo, a Old Town Square com seu impressionante Relógio Astronômico (votado a atração mais decepcionante da Europa graças ao pobre espetáculo que acontece de hora em hora, mas ainda assim é impressionante), a Charles Bridge e cada cantinho, prédio e parque que se vai descobrindo ao desbravar, para mim, a capital mais bonita da Europa.

Uma ótima maneira de se conhecer a cidade é fazendo um dos milhares de passeios gratuitos, ou free tours, oferecidos por muitas empresas em inglês ou espanhol. Para encontrar a sua, basta ir a Old Town Square por volta das 10h30 ou das 13:45 e procurar pelas placas e guardas chuvas dos guias. Eu fiz o da Sandeman’s, que sempre faço pela Europa. Ele sai duas vezes ao dia, às 10:45 e às 14h e passa pelos pontos mais importantes da cidade do lado oposto do rio ao castelo. Oferecem também um tour ótimo para o castelo por 300 coroas (ou 250 para estudantes), para o campo de concentração de Terezín e também para a incrível cidade de Kutná Hora, listada como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, a uma hora de Praga onde é possível ver a Capela de Ossos.

À noite o melhor mesmo é ir descobrindo um bar ou clube noturno a cada esquina da cidade. Se preferir juntar-se a um pub crawl com um grupo, há vários. Muitos albergues oferecem estes tours por bares sempre incluindo bebidas grátis de alguma maneira e há também companhias especializadas apenas nisso. A mais procurada é a Clock Tower Bar Crawl. Preços desses “passeios” variam, mas normalmente começam em 400 coroas, que vale muitíssimo a pena para os bons de copo.

Anúncios

2 Respostas para “praga.

  1. Gostaria de conhecer.A Capela dos Ossos me deixa curiosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s