istambul.

Data da viagem: 13 de abril – 17 de abril de 2012

Istambul não é uma cidade como outra qualquer. Metade na Ásia e metade na Europa, estar em Istambul é viver uma constante mistura de História, sabores, cheiros e cores. Os locais são animados e você pode ser parado várias vezes na rua apenas para bater um papo. O lado europeu da cidade concentra todas as atrações turísticas, assim como os hotéis e agências de viagem. Deste lado, todo mundo fala inglês e é bem fácil de se achar, mas também tudo é mais caro.

O lado asiático vale a visita, especialmente à noite. O bairro Moda, em Kadikoy, é repleto de bares e inferninhos de rock, assim como os pavillons, casas com prostitutas, normalmente russas, frequentadas pelos locais.

Para começar a explorar a cidade, vale a pena fazer o tour gratuito a pé oferecido pela Istanbul Free Tour. Eles saem diariamente às 11h da German Fountain, do lado da Mesquita Azul (Blue Mosque). Não há uma placa, nada. O negócio é perguntar mesmo. O tour conta um pouco da história da cidade passando pelos pontos principais. Eles também fazem um passeio gratuito de bicicleta, mas este é preciso reservar com antecedência.

Istambul conta com muitos museus, mas o mais famoso é sem dúvida o Istanbul Modern (TL15 ou TL8 para estudantes) e vale muitíssimo a pena. Há uma parte de arte turca que mostra a sua evolução nos últimos séculos, mas a grande maioria das obras do museu é contemporânea e especialmente de artistas turcos.

Para vir do aeroporto de Atatürk, é preciso pegar o metrô M1 que se conecta as linhas de tram. O aeroporto é longe, então pegar um táxi pode sair bem caro. As passagens para o tram, ônibus, barca, funicular e metrô todas custam TL2 e são compradas em máquinas (Jetonmatik) que aceitam cédulas ou moedas. Se você for trocar de um transporte para o outro porém, paga outra passagem e as “fichas” não são iguais. Há vários centros de informação na cidade e lá dá para pegar um guia gratuito da cidade, assim como os melhores mapas.

No final, Istambul é uma cidade para se explorar com calma, aproveitando cada pedacinho, cada mercado e cada pessoa.

Anúncios

Uma resposta para “istambul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s