halong bay | cat ba island.

Data da viagem: 1 de março – 8 de março de 2012

A melhor porta de entrada para Halong Bay certamente é Cat Ba Island. Muitos turistas cometem o erro de hospedar-se em Halong City, uma cidade feia e bem mais longe das atrações. Evite! Há quatro ônibus diariamente saindo de Hanoi (Estação Luong) para Cat Ba Island. O bilhete inclui o ônibus até o porto, um barco e mais um ônibus que vai levar até o centro e sai por 190.000 dongs. Outra opção, mais rápida e mais barata é pegar um ônibus de Hanoi (Estação Luong) para Hai Phong por 65.000 dongs e de lá um táxi para o porto (sai por volta de 40.000 dongs). No porto há várias companhias de barco que atravessam para Cat Ba. A recomendada pelo Lonely Planet é a Transtour, mas ela é basicamente a mesma coisa que as outras só que mais cara: 200.000 dongs contra 150.000. O porto que estes barcos desembarcam já fica no centro da cidade, em frente ao albergue mais famoso e o ponto de encontro de todos os escaladores: Noble House onde também fica a agência Slo Pony (agora está mudando de nome para Asia Outdoors).

Se estiver viajando com mais uma pessoa, vale a pena pegar um quarto nos inúmeros hotéis ali nos arredores do Slo Pony. Eles saem entre U$10 e U$12 o quarto que cabem de três a quatro pessoas, mas normalmente não incluem café da manhã. Para o café da manhã opte pelo Bamboo Café. Ali dá para tomar o café ocidental ou o oriental, tudo altamente delicioso. O phò (sopa de noodles) e os spring rolls mais deliciosos da cidade são os do Phuong Nhung Restaurant. Para beber à noite e conhecer outros viajantes, experimente o bar da Noble House ou o Flightless Bird.

Talvez a dica mais importante para quem vai a Cat Ba seja levar dinheiro vivo. Há dois caixas eletrônicos na cidade: um que aceita Visa e Master e outro que só aceita Visa. O que aceita ambas as bandeiras não é confiável e vive quebrando. Outra opção é tentar passar o cartão de crédito em uma das três joalherias da cidade e pegar dinheiro em troca de uma comissão. Isso se as máquinas estiverem funcionando… Hotéis e restaurantes em sua maioria não aceitam crédito e os que aceitam dependem também do funcionamento de suas máquinas.

Há inúmeras atividades para se fazer durante o dia, mas a mais procurada é a escalada. Halong Bay é o paraíso dos escaladores e ainda possui muitas vias a serem marcadas. Por ainda ser um destino pouco conhecido, quem vai agora para escalar tem uma experiência privilegiada ali. Uma das modalidades mais procuradas é o psicobloc. Fora a escalada há ainda o caiaque, diversas trilhas dentro da ilha em fazendas privadas ou no Parque Nacional e ainda uma visita a Hospital Caves, local usado durante a Guerra do Vietnã como esconderijo. Tudo que inclui escalada vale a pena organizar com a Slo Pony. São os mais confiáveis para isso e essa é a especialidade deles. Lá também são vendidas os passes e permissões necessárias para os escaladores mais profissionais; para os iniciantes, um tour de meio dia de escalada com barco e almoço incluídos sai por 1.200.000 dongs, mas eu aconselho a marcar o passeio sem o almoço que não é bom e a economia é de 150.000 dongs. Os passeios de caiaque podem ser arranjados com agências locais e saem por volta de 380.000 dongs por pessoa o dia inteiro com almoço, mototáxi para o porto e barco incluídos. Para combinar uma trilha no Parque Nacional com uma visita guiada ao Hospital Caves, pechinche com os locais e tente organizar um grupo com outros viajantes.

Anúncios

Uma resposta para “halong bay | cat ba island.

  1. Pingback: hanoi. « Viajando Pra Chuchu·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s