berlim.

Data da viagem: vivendo desde julho de 2011

É sempre difícil escrever sobre a cidade onde se mora, mas resolvi fazer um apanhado turístico geral de Berlim com algumas dicas alternativas. Berlim é a atual capital artística da Europa. Por toda parte é possível encontrar arte: nas paredes, calçadas, muros, casas, pontes, fachadas de prédio e parques. A no entorno de Kreuzberg, que inclui Neukölln e Friedrichshain, é onde se encontra a maior parte da vida noturna underground da cidade e os restaurantes mais baratos e diversificados. É também nessa região que se encontra os brechós mais interessantes da cidade. Próximo a estação de Schlesisches Tor e de Warschauer Strasse há uma variedade enorme de casas noturnas alternativas como o Lido, Magnet e Privat Party que também servem como palco para novas bandas. Para quem gosta de descobrir novas bandas de qualidade, vale a pena conhecer o KTV, um espaço recém inaugurado em uma casa em Mitte com diversos ambientes. Para saber o que está acontecendo na vida noturna de Berlim, confira sempre o site do Resident Advisor ou do Blitz Gigs, que listam a maior parte dos grandes (e muitos pequenos, mas não menos interessantes) eventos da cidade.

Durante o dia a melhor maneira de ter uma visão melhor do funcionamento da cidade, assim como de sua história, é participando do Free Walking Tour, um tour a pé grátis que sai quatro vezes ao dia do Portão de Brandenburgo. O tour dura aproximadamente três horas e meia e passa pelos principais pontos turísticos da cidade, como o Check Point Charlie, Museumsinsel (Ilha dos Museus) e Gendarmenmarkt. Fora do circuito do tour gratuito, há também a East Side Gallery, o maior pedaço do antigo muro que ainda está de pé e onde vários artistas do mundo deixaram sua marca.

Se você procura por arte, Berlim possui por volta de 200 museus oficiais além de galerias e pequenos museus underground. Uma boa idéia é planejar com antecedência quais museus você deseja visitar. Este site possui uma lista dos museus oficiais da cidade. Caso seu interesse maior seja compras, a maior parte das lojas de marcas famosas da cidade, assim como restaurantes e cadeias de alimentação mundialmente conhecidas, fica em Charlottenburg, próximo ao zoológico da cidade (Zoologischer Garten) na rua Kurfürstendamm (estação de mesmo nome) que não pode ser confundida com Kurfürstenstrasse. Esta região é a mais rica de Berlim e se contrasta enormemente com a área próxima a Kreuzberg.

Fora da parte principal da cidade vale a pena visitar o campo de concentração que foi modelo para todos os outros campos durante a Segunda Guerra Mundial, Sachsenhausen. A mesma empresa que oferece o tour gratuito pela cidade também oferece um tour para lá que vale muitíssimo a pena. Não cometa o erro de ir sem um guia porque o mapa é confuso e o guia auditivo eletrônico não é bom. O tour além de prender mais a atenção, permite que se absorva muito mais informação.

Se locomover dentro da cidade é bem fácil. O U-Bahn e o S-Bahn atendem toda a cidade e arredores (incluindo o distante Sachsenhausen) e custa apenas EUR2,30 para um bilhete que dura por duas horas, EUR6,30 para o bilhete que dura todo o dia e EUR1,40 para viagens curtas que é válido para percursos equivalentes a três estações de trem ou seis estações de ônibus (preços para as regiões A e B). Os bilhetes são válidos para todos os transportes urbanos e no dia-a-dia você só vai precisar de bilhetes para as regiões A e B. Apenas algumas atrações (como o Sachsenhausen) estão na região C. Desde o aeroporto de Tegel é possível pegar diferentes linhas de ônibus para a cidade que se encontram bem na saída do desembarque no aeroporto. Já de Schonefeld dá para ir e vir de S-Bahn. Ambos U-Bahn e S-Bahn funcionam diariamente das 4:00 às 00:00 (horário aproximado, depende da estação) e sexta e sábado funcionam por toda a noite.

Para dicas mais atualizadas sobre restaurantes, eventos, bares e festas em Berlim, acesse meu blog sobre a cidade aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s