vilanculos.

Data da viagem: 27 de fevereiro – 1 de março de 2011

Vilanculos é a caricatura da África que imaginamos e ponto de partida para o Arquipélago de Bazaruto. Ao sair do aeroporto (táxi por 50MTn por pessoa) já dá para ver um sem número de casas de palha ou pau-a-pique pela estrada de terra da cidade. Na cidade há alguns resorts que contrastam de forma chocante com o resto da cidade e onde estão as operadoras de mergulho.

Todas as operadoras de mergulho são administradas por estrangeiros que sequer arranham no português, portanto se você quiser mergulhar por lá, é bom que saiba falar inglês. A vantagem destes centros de mergulho é que são muitíssimo profissionais. Chega a ser impressionante. Eu fiz meus mergulhos no dive center do Beach Lodge que é maravilhoso (dois tanques 4.400MTn com lanche e parada na Ilha de Bazaruto). O ponto de mergulho mais famoso da região é definitivamente o Two Mile Reef.

Existem alguns albergues na cidade. Os melhores são na beira da praia. Os albergues normalmente oferecem passeios de barco (dhow, um tipo de barco a vela) para algumas das ilhas do Arquipélago de Bazaruto com possibilidade de snorkel. Um passeio de dia inteiro com snorkel e almoço incluídos para a Ilha de Magaruque sai por 2.000MTn. A Ilha de Magaruque é bem bonita com a água do mar transparente e dunas maravilhosas, mas devido à forte correnteza, a maior parte dos corais ali está morta, o que não torna o melhor lugar para se fazer snorkel. Outra opção de passeio é uma cavalgada pela praia.

Uma opção deliciosa e em conta para comer em Vilanculos é o restaurante da pousada Varandas. Sai de Vilanculos um ônibus direto para Maputo às 4 da manhã que é a opção mais rápida para quem quer ir para lá ou ainda para Maxixe (caminho para Tofo). O ônibus custa 125Mtn e para bastante, mas para os padrões moçambicanos ele quase não pára. Caso perca este ônibus, a opção restante são chapas (vans ou caçambas de caminhão) que saem por toda a manhã, mas são bem mais desconfortáveis e lentas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s