belém.

Data da viagem: 23 de dezembro – 25 de dezembro de 2010

Belém (Bethlehem) é uma pequena cidade fisicamente ao lado de Jerusalém, mas ao mesmo tempo muito distante de lá. Para chegar em Belém é complicado. Os táxis e shuttles de Israel não se aproximam da entrada da cidade que pertence à Palestina, portanto é necessário descer longe dali e seguir caminho à pé, torcendo para haver transporte do outro lado e sem poder contar com a ajuda dos soldados israelenses que trabalham no check point. O check point é um pesadelo. Para entrar, nem tanto. Há apenas a identificação do passaporte e muitas catracas onde sua mala pode não passar. Para sair tem isso e passagem por raio-x, além de grosseria dos soldados. É muito triste ver como as pessoas que moram na cidade murada de Belém são tratadas. Desde que levantaram os muros muitos nunca conseguiram autorização para deixar a cidade. Ao mesmo tempo os israelenses afirmam que após o muro a ocorrência de atentados diminuiu muito. Complicado.

A atração principal de Belém é a Igreja da Natividade onde estão o local de nascimento de Jesus e a manjedoura. Vale a pena contratar um guia que fica na porta. Eles normalmente falam muitas línguas e com ele é possível furar a fila para entrar na parte da igreja aonde fica a estrela do local de nascimento e a manjedoura. No final do passeio ele te leva a uma lojinha de artigos religiosos feitos por famílias cristãs de Belém com a qual ele tem conchavo, mas a verdade é que você recebe vários descontos por estar com ele. O tour sai por mais ou menos 30NIS por pessoa com uma leve pressão por gorjeta. Outra atração importante é o muro em si.

Do lado palestino há vários grafites que lembram bastante o Muro de Berlim.

A cidade toda é muito simples de se locomover e os soldados palestinos são muito gentis e receptivos e estão sempre dispostos a ajudar. Próximo a Igreja de Natividade há um souk bem local e interessante de se conhecer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s