luxor.

Data da viagem: 14 de dezembro – 17 de dezembro de 2010

Luxor talvez seja a mais turística das cidades do Egito e a que abriga a maior diversidade de templos. Por isso é cheia de golpistas, pedintes e gente tentando explorar turistas de alguma forma. Se alguém lhe oferecer para levar-lhe ao souk (mercado) local que só acontece aquele dia da semana e é bem mais barato que o mercado turístico, não acredite. Ele vai apenas tentar levá-lo a sua própria loja ou de algum parente e no dia seguinte você ouvirá a mesma história. O souk turístico é ótimo, basta pechinchar. Nunca aceite o primeiro preço que ouvir em Luxor, ali a exploração é ainda maior que nas outras cidades do país. Procure fechar passeios em seu hotel. Isso pode ir contra a filosofia do viajante independente, mas esta é uma exceção. Lembre-se também de combinar a tarifa do táxi antes de entrar.

Para chegar em Luxor, toma-se o Sleeping Train desde Assuã ou do Cairo. O trem é turístico e é bem seguro e confortável.

A maior parte dos hotéis fica na margem leste do Nilo, assim como o Templo de Luxor e o Templo de Karnak (ambos LE50 ou LE25 para estudantes). O Templo de Karnak é enorme, portanto é importante guardar ao menos três horas para visitá-lo. Dá para ir à pé de um para o outro, mas o assédio é tanto, que talvez valha mais a pena buscar um táxi ou charrete. 

Um dos passeios mais legais em Luxor é sobrevoar o Vale dos Reis de balão durante o nascer do sol. Sai por LE450 e é um passeio inesquecível que dura aproximadamente 45 minutos. Vale a pena também ir a margem oeste do Nilo (West Bank) para conhecer o próprio Vale dos Reis (LE80 ou LE40 para estudantes; o ônibus que leva da entrada aos templos sai por LE4), o Vale da Rainha e o Templo Al-Deir Al-Bahari (ou Templo Habu – LE30 ou LE15 para estudantes). Vale a pena contratar um motorista de confiança para levá-lo a estes e muitos outros templos da margem oeste. Você pode checar um com seu hotel ou entrar em contato com o Gamal (se pronuncia “Jamal”) no telefone (002)0127168653.

Próximo a Luxor estão os templos de Esna e Edfu que definitivamente valem a visita, assim como o templo em homenagem à Cleopátra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s