cairo.

Data da viagem: 11 de dezembro de 2010 – 12 de dezembro de 2010
Envolto em uma nuvem de fina poeira marrom que lhe dá um ar de sonho, o Cairo é tudo aquilo que imaginamos: uma cidade tumultuada, marrom e cheia de história. A cidade é a caricatura perfeita do Egito concebido por nós, ocidentais. Mercados, tumulto, trânsito louco, mulheres de burca, construções inacabadas, camelos e carroças com burros, tudo isso cercado de monumentos que carregam a maior quantidade de história da civilização no mundo.
Do aeroporto até a cidade é um pouco caro, então espere gastar ao menos LE60 depois de pechinchar bastante. Aliás, pechinchar é a palavra-chave em todo o Egito. Quando digo pechinchar, digo pechinchar mesmo: o primeiro preço que você vai receber, será no mínimo o dobro do preço justo.
É importante saber se você está no Cairo mesmo ou em Giza. São duas regiões diferentes, uma de cada lado do Nilo. A primeira abriga a parte antiga do Cairo, como Citadel, as mesquitas e os mercados (souk) e a segunda abriga mais da história faraônica, como as Pirâmides de Giza e a Esfinge. Cada uma destas duas tem sua própria estação de trem: a do Cairo chama-se Ramsés e a de Giza chama-se Giza. Caso decida tomar um trem para alguma outra cidade, tenha certeza de qual das duas estações seu trem sairá.
Outra grande atração no Cairo é Citadel, no Cairo Antigo (entrada LE50) onde fica o antigo palácio de Muhammed Ali. Bem próximo estão diversas mesquitas, como a Al-Azhar. O mercado de bugingangas turísticas que todos amamos, chama-se Khan el-Khalili. Dentro dele está a mais antiga casa de chá do Cairo, chamada El Fishawy e às quartas e domingos pela noite o mercado é um ponto de encontro onde há muita música e dança. Um mercado que oferece artigos de melhor qualidade e é frequentado pelos locais, é o El Fustat.
Um lugar interessantíssimo para se conhecer é o cemitério. Os egípcios ainda mantém o costume faraônico de construir casas sobre seus mortos. São casas completas, com água, banheiro, cozinha e quartos, que ficam ali inabitadas. Hoje, os locais invadiram estas casas antigas para morar e criaram uma verdadeira comunidade ali com todo o tipo de comércio que alguém possa imaginar. Quem passa por ali não imagina que é um cemitério.
O Museu Egípcio (LE60 e estudantes LE30) é uma atração muito comentada que guarda uma coleção absurda de peças faraônicas, mas que são muito mal preservadas. É muito triste estar rodeado por toda aquela riqueza histórica sem segurança alguma (as peças ficam em sua maioria largadas pelos corredores) e imundas. Às quartas estrangeiros só podem permanecer no museu até às 13:30.

A maior parte das atrações no Egito tem descontos consideráveis para estudantes com carteirinha internacional. O complexo que abriga as Pirâmides de Giza e a Esfinge cobra uma entrada de LE60 (LE30 para estudantes) e não inclui o bilhete para entrar no interior das pirâmides. Dentro do complexo é possível alugar camelos, cavalos e charretes. O incrível é que esse complexo fica bem no meio do bafafá da cidade.

Anúncios

2 Respostas para “cairo.

  1. roberta, boa tarde. vc foi sozinha? achou perigoso para uma mulher? estou perguntando porque fechei pacote com uma empresa direto egito memphis tour para parte terrestre, e eles estao me oferecendo os passeios extras em dolares, vc acha que vale a pena fechar ou vejo quando chegar no egito?muito obrigada

  2. Oi, Andrea.
    Eu fui com meu pai. Não recomendaria a uma mulher ir sozinha ao Egito não, mas com uma excursão não vejo problema algum. Acho que você pode tentar fechar outras opções dentro do seu hotel também. Lembre-se de sempre vestir-se modestamente tapando braços e pernas.
    Boa viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s