nova york.

Data da viagem: 6 de outubro – 20 de outubro de 2009

Nova York é aquela coisa: todo mundo, até quem nunca foi, já sabe quais são os pontos turísticos: Empire State Building, Central Park, MoMA, Metropolitan Museum, Ground Zero (onde caiu o World Trade Center), Estátua da Liberdade, etc etc. Por isso aqui resolvi dar outras dicas, falar sobre outras opções de passeios e lojas legais.

Antes de mais nada, é importante dizer que o metrô é caro (USD 2,25), mas você ganha descontos se comprar um cartão recarregável com muitos créditos (o desconto é proporcional ao crédito). Escolha andar à pé, não só você vai economizar, como também vai aproveitar muito mais a cidade e conhecer diversos lugares inusitados.

Andar em Manhattan é bem simples. Até Lower Manhattan (região de Manhattan de baixo, ao sul onde fica, inclusive, Chinatown) todas as ruas são paralelas e perpendiculares, sendo impossível se perder. Chegando a esta região vale a pena usar um mapa. Na Manhattan de hoje não há problemas em andar olhando mapas e carregando câmera no pescoço, é bem seguro.

Para o famoso skyline de Manhattan, melhor do que subir o Empire State, é subir o Rockefeller Center, até porque de lá se tem uma vista que inclui o belíssimo Empire State.

O The Stone é uma sala dedicada ao jazz avant garde que tem a curadoria feita pelo John Zorn. Uma vez na semana ele faz um evento exclusivamente para arrecadar fundos para a manutenção da casa e todos que trabalham lá são voluntários. A entrada de USD 10 (se for algo muito especial este preço pode variar) é doada integralmente para o artista do dia. Ainda neste tema, para quem gosta de jazz uma boa pedida é passar na Downtown Music Gallery em Chinatown, que é especializada no tema. A loja fica na 13 Monroe Street e vende muita coisa do John Zorn e outros.

Para rock alternativo (ska, punk rock e hardcore), visite a Generation Records na 210 Thompson Street em Lower Manhattan. Lá você encontra novos e usados, além de vinis e posters bem legais.

Um museu muito legal e pouco conhecido é o Studio Museum. Fica no Harlem, do outro lado da rua do Apollo Theater (lugar onde o Jackson 5 começou). Realmente vale muito a pena conhecer. As exposições são de arte contemporânea e normalmente voltadas para a cultura negra e da região do Harlem.

Para quem curte quadrinhos, uma ótima é conhecer a JH Universe. Tem duas filiais, uma na 4 West 33rd Street e outra em Staten Island. Um verdadeiro paraíso dos quadrinhos!

Outra loja muito interessante é a Build a Bear. Ótima para crianças, lá você pode “construir” seu ursinho de pelúcia do jeito que quiser! Roupas, cor, olhos, tudo!

Em frente ao New Museum (aliás, este museu é o máximo!) tem a Green Depot, uma loja só de materiais alternativos e ecologicamente corretos, além de vender objetos e livros sobre o tema. Vale a pena conhecer e como você vai estar na fronteira com Chinatown, aproveite para comer algo em um restaurante local.

Uma loja imperdível é a Books Kinokuniya (1073 Avenue of the Americas). Ela é especializada em livros japoneses, mas vende também diversos artigos dessa cultura, como toyart, roupas, filmes e outros. Para quem curte cultura japonesa é incrível e até quem não liga vai se encantar de qualquer jeito.

Para descontos absurdos em grandes marcas, vale a pena dar uma passada na Century 21 próxima ao Ground Zero. Lá você pode encontrar uma calça Levi’s por menos de USD 20,00, por exemplo.

Para os amantes de pizza e cerveja depois de uma noite agitada na cidade que nunca dorme, uma boa pedida é ir até a 41 Street com a 9th Avenue. Ali você vai encontrar promoções imperdíveis de pizza mais cerveja ( 1 fatia mais uma cerveja por US$3,00 por exemplo) perfeitas para matar aquela fome no meio da madrugada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s