san pedro de atacama.

Data da viagem: 27 de julho – 31 de julho de 2009

San Pedro é repleto de atividades o dia todo! A cidade em si é bem pequena e as lojas não funcionam na hora do almoço devido à siesta. Também não existe almoço tardio… Nos restaurantes a comida acaba. Também costuma acabar a energia elétrica o tempo todo na cidade e a água é escassa (é o deserto mais árido do mundo!). Economize!

São muitos e muitos passeios. Aqui vou descrever os que fiz. Para encontrar barbadas na cidade, pesquise. Não decida pela primeira agência que parar. Vá a várias e, se possível, compre todos os passeios que vai fazer de uma só vez. Assim você pode conseguir descontos no preço final. Também não deixe de levar a carteirinha de estudante: quase todos os passeios exigem um pagamento da taxa do parque correspondente por fora e com a carteirinha você terá desconto em todas essas tarifas podendo economizar bastante.

Laguna Ceja, Ojos del Salar e Laguna de Tebinquiche: durante o inverno este passeio só sai na parte da tarde, o que de qualquer maneira é melhor, pois você pode ter a chance de ver o pôr-do-sol mudando gradualmente a cor das cordilheiras na paisagem. A Laguna Ceja (também conhecida como Laguna Cejar ou Cejas) é a primeira parada do passeio. Como ela é muito salgada, é impossível afundar, você entra e já bóia. Depois de um tempo nela, seguimos para os Ojos del Salar que são dois poços enormes e lindos no meio do nada, um do lado do outro, como dois olhos mesmo. Na Laguna de Tebinquiche paramos para fotos, um lanche e para admirar o esplêndido pôr-do-sol que vai gradualmente mundando as cores da cordilheira ao fundo. O máximo!

Valle de la Muerte: Existem muitas maneiras de se aproveitar o Valle de la Muerte. Uma delas é pegar o tour na segunda parte do dia que leva você de carro até lá e para alguns outros pontos de belas formações naturais, como a codillera de sal, o anfiteatro e o Valle de la Luna. Este é o tour mais convencional e é claro que vale a pena, especialmente porque combina o Valle de la Muerte com o Valle de la Luna. Outra opção é alugar uma bicicleta na cidade e passear livremente pelas dunas do vale, levando o tempo que quiser (o que não falta em San Pedro são lojas de aluguel de bicicletas). Existe também a possibilidade de fazer sandboard nas dunas do vale. Você pode fazer isso com um instrutor que te leva de van (sai por mais ou menos 12.000 pesos incluindo van, prancha e instrutor) ou apenas alugando uma bicicleta e uma prancha e indo por conta própria. Mas para mim a melhor maneira de conhecer o Valle de la Muerte é fazendo uma cavalgada. Peça pela cavalgada de Katarpe. São quatro horas de passeio alucinante (você paga em média 5.000 pesos por hora)! Uma das melhores cavalgadas da minha vida, se não for a melhor. O passeio vai através das montanhas, um tunel estreitinho no meio delas e segue descendo por uma duna de areia gigante. Palavras não podem descrever! Não é só a beleza do lugar, mas é também a experiência e o jogo de sensações.

Geyser del Tatio: A hora da saída para o passeio do Geyser del Tatio é desanimadora: quatro da manhã. Mas ir a San Pedro e não fazer este passeio é o mesmo que ir ao Rio e não ir à Copacabana. a primeira parada é lá mesmo e tem que ser cedo assim porque é a hora que os geysers começam a despertar. Se fosse mais tarde só seria possível ver um nevoeiro sem fim e fedido. então não reclame do horário! Após o passeio pelos geysers, toma-se um café-da-manhã gostoso e já é hora de voltar para a van que segue rumo a um pequeno vilarejo em um caminho repleto de llamas. No vilarejo é possível provar um churrasquinho de llama (sim, logo após você tê-las visto vivas e felizes na estrada). Caso cogite em tirar uma foto de alguém, prepare mil pesos. eles cobram.

Existe uma opção bem legal para quem curte um treking mais forte que são os trekings nos vulcões. Os guias são bem especializados e levam tanque de oxigênio e dão instruções antes do passeio. É necessário fazer uma climatização antes devido as grandes altitudes que serão alcançadas (quase 6.000 metros!), sendo indicado o passeio do Geyser del Tatio para isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s