salar de uyuni.

Data da viagem: 25 de julho – 27 de julho de 2009

O passeio pelo Salar de uyuni realmente vale a pena. Até mesmo para aqueles que estão na distante La Paz seguindo para o Peru. É a segunda vez que faço este passeio e continuo amando. Na primeira vez fiz apenas o salar, passeio de um dia e agora fiz o tour de três dias. Todos são incríveis, mas se você puder ficar os três dias, melhor.

São várias as agências na cidade e não há dificuldade de encontrar um espaço para você mesmo em cima da hora. A Colque Tours costuma dar descontos para brasileiros e é a maior de todas tendo um refúgio no caminho onde dormimos que às vezes também é utilizado por outras empresas. O passeio que normalmente sai por USD 110, pode sair por USD 90. Além disso ela tem escritórios em La Paz e San Pedro de Atacama além de Uyuni.

É importante lembrar que no inverno faz MUITO frio. A altitude é grande, chegando a até 4.500m e as reações a isso variam de pessoa a pessoa, mas a reação ao frio congelante de menos 20 graus é somente uma. Leve agasalhos poderosos, gorros, ciroulas e luvas.

Dia 1 (ou dia único no caso do passeio de um só dia): saída da agência num carro para 6 passageiros mais ou menos às 10:30. Parada rápida no cemitério de trens antigos na entrada do salar. Seguimos para Colchani onde refinam sal e tem umas vendinhas para comprarmos últimos suprimentos. Depois daí chegamos ao antigo Hotel de Sal que hoje funciona apenas como museu. Tudo é feito de sal: móveis, paredes, etc. De lá seguimos para a Isla del Pescado (porque tem formato de peixe) ocupada por cactos enormes. Lá é preciso pagar 15 bolivianos para subir e vale a pena. Depois do passeio rola um almoço preparado pelo guia/motorista. O tour de um dia termina aí, com volta para Uyuni e o de 3 continua rumo ao refúgio logo depois do salar. Ali janta-se e dorme-se. ainda há água quente para banho.

Dia 2: Saída mais ou menos às 7:30 após o café-da-manhã para conhecer as lagoas altiplânicas Cañapa, Hedionda e Ramadita. Todas lindas e fabulosas, cheias de flamingos idem. Na última almoçamos. Seguimos para o deserto de Siloli para ver a famosa árvore de pedra que é realmente bonita e irreal. Dali vamos até a Laguna Colorada onde entramos oficialmente na Reserva Eduardo Avaroa onde deve-se pagar uma taxa de 30 bolivianos. A Laguna Colorada é povoada por flamingos e por micro-organismos que dão a impressão de mudança na cor das águas em que vivem dependendo da hora do dia, tempo, etc. Um espetáculo. Nesta noite dormimos em um lugar bem mais simples, sem chuveiro, água e com banheiro precário, ou seja, nada de banho. O mais tenso é o frio! Faz muito frio nesta noite, muito mesmo! Esta é a parte mais alta do passeio.

Dia 3: Saímos bem cedo para chegada nos geisers que não são muito grandes e muitos são abertos artificialmente. Algumas pessoas ficam loucas (europeus normalmente) com a altitude e vestem roubas de banho para entrar nas águas termais. seguimos para a Laguna Blanca que também é muito linda, onde tomamos café-da-manhã e rumamos até a fronteira com o Chile para trocar do carro para um micro-ônibus que vai a San Pedro do Atacama (incluso no tour). Na saída da Bolívia pagasse 21 bolivianos de taxas que não sei explicar.

Anúncios

4 Respostas para “salar de uyuni.

  1. Boa noite, otimo relato.

    Gostei de saber que tem o tour de um dia pelo Salar, é o que eu pretendo fazer pois não tenho muito tempo.

    Se possivel entre em contato comigo pelo email acima ou o msn: lima_ce@hotmail.com.

    Seria muito bom.

    Obrigado .

  2. Oi, gostei muito da descrição. Penso em fazer o passeio no início do ano que vem, mas gostaria de saber os passeios saem de Uyuni e retornam pra lá ou necessariamente vão para o Chile. Outra coisa, tem como fazer saindo do Chile? Obrigado, Pablo

  3. Oi, Pablo!
    Existe a possibilidade de voltar para Uyuni ou de seguir para San Pedro de Atacama. O passeio sai das duas cidades também, mas sempre é mais caro sair do Chile do que da Bolívia.
    Boa viagem!

  4. Oi, Marcelo!
    Entramos em contato com você n época em que escreveu, mas não obtemos resposta. Espero que tenha recebido nosso email!
    Boa viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s