Data da viagem: 03 de maio – 04 de maio de 2008
Novo Airão é uma mini cidade no final da estrada com um mega dinossauro na praça principal. Mega mesmo. A cidade ficou famosa pelos botos rosas domesticados (a gente pode nadar com eles!) e pelo maior parque fluvial do mundo, as Anavilhanas. A melhor opção para ir à Novo Airão a partir de Manaus é de carro. Se economiza horas de estrada, chega a ser absurdo! Eu fui de ônibus e a viagem é cansativa (5 a 5:30 de estrada!), mas vale a pena. Só saem dois ônibus por dia nas duas direções. Saindo de Manaus tem um bem cedo às 6:30 da manhã e outro na hora do almoço. No sentido inverso o primeiro sai às 5:15 da matina e o outro também na hora do almoço.
Existem várias pousadinhas baratas na cidade, tipo 50 reais o quarto de casal com café da manhã. Eu fiquei na Bela Vista que é bem pertnho do lugar onde se mergulha com os botos, mas realmente tem várias. Comida na cidade é muito barata! Vale a pena curtir um restaurante porque você vai comer bem e gastar em média 10 reais.
Todo mundo deve conhecer a lenda do boto rosa. Basicamente ela conta que o boto vira um homem charmosérrimo à noite e engravida as mocinhas. E as pessoas realmente acreditam nesta história e matam os botos com medo de perderem suas namoradas. Não mais em Novo Airão pelo menos! Mãe e filha se apaixonaram pelos bichinhos e começaram a alimentá-los e aos poucos se aproximaram deles. Hoje eles frequentam o barco-bar das moças e são dóceis com todos (mas só esses! não vale pular num rio quando ver um boto qualquer), mas é super triste porque alguns deles tem o focinho torto ou deformado por causa de anigos arpões. O que conta é que hoje a cidade tem um grande movimento turístico graças aos bichinhos domesticados e desde então a população se deu conta que aquela história é só uma lenda mesmo e pararam de agredi-los. É só perguntar na rua onde ficam os botos que todo mundo sabe dar a informação. Você pode mergulhar de graça, mas para dar peixe e ter uma preferência óbvia dos bichinhos, custa 15 reais. Ah, e prefira as manhãs quando eles ainda não estam de barriga cheia.
Depois vale a pena pegar um barco e rodar pelas ilhas fluviais das Anavilhanas. O barco sai 50 reais e cabem 3 pessoas confortavelmente. Em época de seca é melhor porque se pode ver as praias que se formam nas ilhas. No final da tarde falamos com um sujeito em fim de expediente e ele nos levou por 10 reais (5 cada) para o meio das ilhas para ver o sol se pôr. É MUITO bonito.
À noite a praça principal bomba muito com o parque de diversões. Prepare-se para comer muita maçã do amor e andar em brinquedos perigosos. Ou não.
FUI A NOVO AIRÃO E É VERDADEIRAMENTE UMA GRANDE EXPERIÊNCIA GOSTEI MUITO.
novo airão e muito legal é uma cidade encantadora concerteza todas pessoas que vão lá não se esquecem jamais.
Ótimas dicas! Vc chegou a ir no Parque Nacional do Jaú? Também pode-se chegar nele a partir de Novo Airão, são cerca de 3 horas de voadeira, mas vale a pena. Para ver fotos, é só acessar o link abaixo:
http://oeldoradoeaqui.blogspot.com/2010/09/parque-nacional-do-jau.html
Abraços!
Oi, André! Não fui no PN Jaú não. Ótima dica!