el calafate.

Data da viagem: 31 de janeiro – 5 de fevereiro de 2009

El Calafate é aquela cidadezita tipo Penedo, com casinhas fofinhas e aquele frio que te remete à outro continente. Outro continente em preço também, porque a cidade é carerérrima, até o mercado e os albergues. Lá também é a base de diversos passeios (o mais famoso é para o glaciar Perito Moreno) e saída para vários pontos turísticos  próximos, como El Chalten. Calafate é uma ótima base patagônica para começar a aventura pela região.

É possível chegar de ônibus ou avião, mas de ônibus tem o grave problema das estradas austrais em ziguezague. É, no sul da Argentina é difícil chegar direto a um ponto qualquer desejado, você tem que descer em ziguezague e isso toma MUITO tempo. então o que eu recomendo é tomar um avião de Buenos Aires para lá que não é tão caro assim e no final vai sair mais ou menos o mesmo preço do que ir de ônibus e em BEM menos tempo. A LAN e a Aerolíneas (prefira LAN) têm preços promocionais até em alta temporada que saem pouco menos de 400 reais.

Do aeroporto até a cidade não dá para ir andando então você pode pegar um taxi que sai mais ou menos 80 pesos ou uma van que é uma opção bem melhor e econômica (26 pesos) e que ainda te deixa na porta do hotel. O guichê fica bem na frente da esteira de bagagem.

São incontáveis os passeios em Calafate. Muitas opções mesmo, mas tem umas imperdíveis, como a Cavalgada na Estancia Roca. Te buscam no hotel e te levam para esta fazenda (em espanhol “estancia”) maravilhosa. Chegando lá ensilham os cavalos e começa a cavalgada. O cenário é estonteante e tem uma vista linda do Glaciar Perito Moreno. Na verdade tudo é mágico neste passeio, pelo menos foi para mim. O guia também é um amor e no meio do passeio há uma parada onde ele prepara um almoço super delícia com cogumelos que ele cata durante a cavalgada. Amei, amei! O lado negativo é o preço, 300 pesos. Existem outras cavalgadas lá, mas duram menos tempo (esta dura mais ou menos 5h 30min)e nenhuma tem as vistas desta.

Os tours mais famosos e concorridos de Calafate são os que te levam para o Perito Moreno. Nenhum deles inclui a entrada no parque Los Glaciares (por este lado, porqueem El Chalten por exemplo não tem taxa) que custa 60 pesos. Tem uns passeios que você pode caminhar por cima do glaciar mesmo, o qual só ouvi ótimas críticas, mas é caríssimo, quase 600 pesos. Enfim, você vai encontrar uma enorme variedade de tours. O que eu fiz foi o Tour Alternativo que é completamente idiota. Ele diz te levar por caminhos alternativos através de trilhas para fugir dasmultidões do parque e blábláblá, mas na verdade de alternativo só tinha o guia que era tipo roqueiro. Você pega essa van até o parque e o quia te leva por uma trilha à pé que consiste em andar pelo asfalto e descer um barranco a té o lago do glaciar e de lásubir o precipício por outro lado. Depois ele te deixa nos mirantes por algum tempo (parece os de Foz do Iguaçú, super legal, chega bem pertinho do glaciar) e de lá partimos para a van que deixa a gente perto do porto onde sai o barco que leva chega mais perto ainda do Perito. O barco vale super a pena também, mas a van te deixa mais longe do que as outras vans e tem esse caminito asfaltado até o embarque, mas como o tour é alternativo, o cara te leva ao lado do asfalto pelas pedras. Muito ridículo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s