Data da viagem: 29 de dezembro de 2008 – 05 de janeiro de 2009
São quase 1.400km de estrada até lá, mas vale a pena.
De carro: Existem várias formas de se chegar até lá, a que eu fiz foi pela BR 101 mesmo e depois passando por Ilhéus. Dá para ir seguindo as placas até Itacaré. Chegando lá, é só tomar a balsa para a Península. Do lugar onde chega a balsa até a civilização é chão e o chão é de terra. Ligue antes de ir para ver se a estrada está propícia para o seu carro passar. Eu fui de 4×4 quando não estava tão ruim e perdi a placa num buraco.
Barra Grande é a praia mais famosa, onde tem a vila e o comércio. Na baixa temporada lá é praticamente a única opção para ir à restaurantes. Andando até o porto você encontra catamarãs, escunas e lanchas rápidas que fazem vários passeios diferentes, mas os mais famosos são para a Ilha de Boipeba e para as 5 Ilhas. Na minha opinião, Boipeba vale a pena quando você está em Morro de São Paulo. Estando em Maraú, curta Maraú, né? O passeio das 5 Ilhas é super válido, mas como tudo no nordeste, pechinche. Se você estiver com um grupo de 5 às vezes dá até pra fechar uma escuna só para vocês com um preço super legal. O preço normal do passeio é R$25. Não perca a Ilha Furada… Muito linda mesmo.
Um passeio legal também, mas que é apenas acessível de carro ou de passeio de escuna saindo de BG, é para Tremembé. De lá se vê a união do rio com a baía. Tem uma cachoeira muito delícia lá no alto.
Perto de Barra Grande, na Pousada Bombaça (Praia da Bombaça onde o mar é ótimo para o surfe), tem um bar à beira da praia com uma pizza à lenha maravilhosa. Vale a pena conferir. http://www.pousadabombaca.com.br
Para mim a praia mais legal é Taipú de Fora. Desertona e na maré baixa você vê aqueles corais maravilhosos e faz um snorkling com os peixinhos coloridos. Demais mesmo! Mas é bem distante e caso você não tenha ido de carro, vai ter que contar com os transportes da cidade (que os hotéis chamam) que são carinhos. Lá tem surf e um camping ok, a pesar de os lanches lá serem caros (leve comida de fora da península!), a “estadia” é barata: R$10 por pessoa até na alta temporada. Também tem umas pousadinhas, mas muitas só funcionam na alta temporada, então é legal ligar antes para saber caso você esteja pensando em ir na baixa.
Um passeio famoso é para o Morro do Celular. Pergunte aos nativos que todos sabem explicar como chegar lá. Do alto é possível ver a união do mar com a lagoa e a faixa de areia que os separa. Bem bonito e paga-se só 3 reais com direito a consumação.
Outra coisa que é importante lembrar, é que na península não tem caixa eletrônico e são raros os lugares que aceitam cartão de crédito ou débito, então leve dinheiro em espécie. Ah, fora de Barra Grande celular não pega.