el chalten.

Data da viagem: 01 de fevereiro – 02 de fevereiro de 2009

O modo mais fácil de se chegar a El Chalten é a partir de El Calafate. Em Calafate você encontra bons pacotes para lá em qualquer uma das dezenas de companhias de turismo da cidade. Não vale a pena ir independente para lá a não ser que você queira acampar porque o albergue em Chalten (dormitório) sai por volta de 50 pesos e o ônibus é 130 ida e volta, enquanto que com o pacote o albergue (Valle de los Pioneros normalmente e que é super ok) sai a 20 pesos. Acampar dentro do parque é grátis, mas não existe nenhum tipo de serviço nas áreas de camping exceto pela latrina.

Em Chalten fica a parte norte do Parque Los Glaciares, onde está a famosa montanha Fitz Roy. A entrada do parque é gratuita e você recebe um mapa com todas as possíveis trilhas a se fazer, assim como uma ótima explicação ambiental e do parque em geral. Nesta micro cidade que tem menos de 30 anos de existência, toda a água é potável então aí já vai mais uma economia porque os mercadinhos ali conseguem ser ainda mais caros que o super de Calafate.

As trilhas são MUITO bem marcadas e não há o que temer. Existem trilhas de 40 minutos, como de 5 horas, trilhas leves e trilhas mais pesadas. A minha preferida é a da Laguna Dos Tres. Este lugar entrou definitivamente na minha lista top 5 de lugares mais lindos. É mágico. A trilha é longa e a maior parte dela é tranqüila, só ficando pesado mesmo no final quando surge esta montanha mega íngreme que faz você querer se matar. São 12,5km para ir e mais 12,5km para voltar e eu demorei 5:15h na ida e 3h na volta, sendo que 1h50min da ida foi só para conseguir subir essa montanha final. No papelzito do parque diz que são 4h cada trecho. Enfim, uma vez que você chega lá no topo e olha para aquela vista louca lá embaixo você quer ficar admirando aquilo para sempre. A minha dica é que você guarde bem essa imagem na memória porque não há no mundo câmera digital ou de filme que registre aquela imagem como ela realmente é. Dali você vê glaciares, o Fitz Roy, montanhas nevadas e um lago magicamente azul. Tudo de bom.

Outra trilha legal é a Laguna Torres que é super tranqüila de fazer. São 11km por perna e também se leva o dia todo (3h por trecho), mas é bem sussa. Linda também por todo o caminho e na lagoa do final, mas para mim nada se compara a Laguna Dos Tres e talvez por isso esta deva ser feita no último dia.

O ideal é ficar no mínimo 3 dias em El Chalten que vale bem mais a pena que Calafate.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s